A ILHA SUSTENTÁVEL DE PORTO BELO


É uma relação que já tem história para contar. Nessas mais de duas décadas trabalhando juntos, a Socioambiental foi a responsável em 1996 pelo estudo ambiental da estrutura existente, também a autora dos Estudos de Impacto Ambiental (EIA) do Eco-resort Ilha de Porto Belo e do detalhamento dos planos e programas que compõem o Plano Básico Ambiental (PBA).

Leia mais

Socioambiental começa nova etapa do monitoramento aéreo de cetáceos na Bacia de Santos

A equipe da Socioambiental decolou terça-feira (12/02) para dar início à oitava Campanha de Avistagem Aérea do Projeto de Monitoramento de Cetáceos na Bacia de Santos (PMC-BS). Nos próximos dias, cinco pesquisadores estarão sobrevoando a Bacia de Santos observando e fazendo o registo fotográfico de baleias e golfinhos avistados. O objetivo é a coleta de dados para atender os objetivos do Projeto, de registro de espécies, abundância e época de ocorrência, atendendo assim às exigências do IBAMA para a exploração de petróleo pela Petrobras na região do pré sal na Bacia de Santos.

Leia mais

Socioambiental apresenta relatório anual do PMC-BS

Os resultados obtidos no terceiro ano de monitoramento de cetáceos na Bacia de Santos foram expostos a representantes dos órgãos envolvidos no projeto na Reunião de Análise Crítica (RAC). O evento ocorreu no Rio de Janeiro na quinta-feira da semana passada (13/12). Estavam presentes encarregados do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) , ICMBIO (Instituto Chico Mendes de Biodiversidade), ICMBIO/CMA (Centro Mamífero Aquático), INEA (Gerência de Fauna), pesquisadores do projeto, convidados externos e representantes da Petrobras, a contratante do projeto.

Leia mais

Socioambiental apresenta 11 trabalhos em congresso de especialistas em mamíferos aquáticos no Peru

Na semana de 05 a 09/11/2018, a Socioambiental participou do XII Congreso de la Sociedad Latinoamericana de Especialistas en Mamíferos Acuáticos (SOLAMAC) (solamac.org), em Lima no Peru, e teve a oportunidade de apresentar parte dos avanços e possibilidades de descobertas que o PMC-BS (Projeto de Monitoramento de Cetáceos – baleias e golfinhos – na Bacia de Santos) está conquistando.

Leia mais

Projeto de Monitoramento de Cetáceos da Bacia de Santos (PMC-BS) – Campanha de Telemetria

A campanha de Telemetria é um subprograma de Projeto de Monitoramento de Cetáceos da Bacia de Santos (PMC-BS). Seu objetivo é realizar a implantação de transmissores satelitais e DTAGs para obtenção de dados de deslocamento, padrões comportamentais e de uso de habitat das espécies de cetáceos, assim como coleta de biópsias (pele e gordura) para análises de genética, biomarcadores e contaminantes.

Leia mais

Socioambiental foi destaque no uso da plataforma GISCloud em monitoramento e fiscalização ambiental

A Socioambiental foi destaque no estudo de caso sobre o uso da plataforma GISCloud em monitoramento e fiscalização ambiental. O artigo aborda os desafios enfrentados na Fiscalização Ambiental e Sócio Patrimonial (FASP) das Usinas Hidrelétricas de Itá e Machadinho, e como a plataforma GISCloud pode auxiliar a tornar mais eficiente o processo de coleta de dados em campo.

Leia mais

Socioambiental e Instituto MAPA desenvolvem pesquisa de opinião pública na comunidade do Ratones e Vargem Pequena

A SOCIOAMBIENTAL CONSULTORES ASSOCIADOS contratou o INSTITUTO MAPA, uma empresa de referência que atua há mais de 20 anos no setor de pesquisa estatística, para o desenvolvimento da pesquisa de opinião pública na comunidade do Ratones e Vargem Pequena. O objetivo do trabalho é delinear opiniões, sentimentos e a percepção de moradores sobre o bairro e a possível implantação de projeto de aerédromo para aeronaves de pequeno porte na localidade. Esta pesquisa de opinião é um requisito da FATMA para compor o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) do empreendimento, que deve ser concluído até o final do mês de julho.

Leia mais